Navigation
Mapa
Currículo sem Fronteiras
 
   
 Revista para uma educação crítica e emancipatória   ISSN 1645-1384

Política educacional, currículo e controle disciplinar (implicações sobre o trabalho docente e a identidade do professorado)

Jarbas Santos Vieira

Veja o Artigo

Resumo

Este artigo discute a produção do currículo como um instrumento de controle disciplinar do trabalho educativo e da identidade docente. Especificamente analisa as crescentes formas de controle que vêm sendo desenvolvidas pelas políticas educacionais no Brasil e na América Latina a partir dos anos 90, que buscam a padronização do ensino segundo as demandas do mercado. Os controles assim estabelecidos ocorrem principalmente através da ideologia, aqui entendida como interpelação dos indivíduos, visando sua disciplinarização. Essa interpelação se constitui numa prática de governo que procura alinhar o trabalho educativo e a identidade dos professores às demandas do mercado capitalista em sua fase neoliberal.

 

 

 
 
Todos os direitos reservados - Currículo sem Fronteiras 2011. Na eventualidade de enfrentar problemas no acesso a esta página, contate: webmaster@curriculosemfronteiras.org
 
 
       
English Busca Sugestões