Navigation
Mapa
Currículo sem Fronteiras
 
   
 Revista para uma educação crítica e emancipatória   ISSN 1645-1384

Processos e Sentidos da Regulação Transnacional da Profissão Docente: uma análise das Cimeiras Internacionais sobre a Profissão Docente (2011-2017)

Marta Almeida, Joana Viana e Luís Miguel Carvalho

Veja o Artigo

Resumo

O artigo analisa os modos como, em um cenário de intensificação e sofisticação dos processos de regulação transnacional em educação, se concretiza a intervenção de organizações periciais no plano da regulação da profissão docente. Incidindo, em particular, nas Cimeiras Internacionais sobre a Profissão Docente, organizadas sob a égide da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), procura perceber, ora como são erigidos e priorizados os desafios que se colocam ao exercício da profissão docente à escala global, ora como são equacionadas as resoluções a ratificar por atores nacionais. O estudo revela uma dileção pelo paradigma comparativista da educação na condução das Cimeiras, ancorada no recurso a conhecimento pericial produzido em estudos de larga escala. Deste processo resulta a construção de um ‘argumentário’ que atesta a existência de problemas à escala global a carecer de intervenção urgente, e a sinalização ‘de boas práticas’ que servem de referentes para as decisões a adotar.

 

 

 
 
Todos os direitos reservados - Currículo sem Fronteiras 2019. Na eventualidade de enfrentar problemas no acesso a esta página, contate: webmaster@curriculosemfronteiras.org
 
 
       
English Busca Sugestões