Navigation
Mapa
Currículo sem Fronteiras
 
   
 Revista para uma educação crítica e emancipatória   ISSN 1645-1384

La Enseñanza en el Ingreso a la Universidad: el caso de las carreras de Ciencias Sociales en la Universidad Nacional de San Martín (Argentina)

Juan Carlos Tedesco, Claudia Aberbuj y Ivana Zacarias

Veja o Artigo

Resumo

A vocação democrática de um sistema público, gratuito e de livre acesso como o do sistema argentino, vê-se neutralizada pelos baixos índices de retenção e desempenho que ocorrem nos primeiros anos do curso universitário. Enfrentar com sucesso o desafio de oferecer uma educação que consiga combinar a alta qualidade no ensino e a aprendizagem com a massificação do acesso é o principal desafio de uma política educacional baseada em valores de justiça social. Nesse contexto, este artigo apresenta a experiência do Programa de Melhoria do Ensino (PME) na Universidade Nacional de San Martín (UNSAM/Argentina) que, como resposta a esse desafio, visa dar um papel de destaque ao ensino no ciclo introdutório. Especificamente, a experiência demonstra que a elaboração de duas matérias com base nas demandas de conhecimento dos próprios docentes dos primeiros anos, constitui um caso de sucesso que sustenta a ideia de que o desenvolvimento de programas bem estruturados e de caminhos de formação diferenciados podem contribuir para propiciar aos alunos o desenvolvimento de habilidades cognitivas que lhes permitam um desempenho satisfatório no início de seus estudos universitários.

 

 

 
 
Todos os direitos reservados - Currículo sem Fronteiras 2014. Na eventualidade de enfrentar problemas no acesso a esta página, contate: webmaster@curriculosemfronteiras.org
 
 
       
English Busca Sugestões