Navigation
Mapa
Currículo sem Fronteiras
 
   
 Revista para uma educação crítica e emancipatória   ISSN 1645-1384

A experiência do passado reconhecida no tempo presente: Um estudo sobre o Currículo Básico para a Escola Pública do Paraná – História (1990)

Marlene Rosa Cainelli e Magda Peruzin Tuma

Veja o Artigo

Resumo

Este artigo pretende discutir o Ensino de História no final do século XX a partir da análise do Currículo Básico para a Escola Pública do Paraná - História (1990). O referido documento foi analisado na condição de força implicativa por expressar conceitos, metodologia e conteúdos que intentaram o rompimento com o que estava posto tradicionalmente no contexto paranaense do Ensino de História. Entendendo o currículo como importante referência no processo educacional e ao ter este suscitado por sua narrativa discussões e mudanças sobre a explicação histórica tradicional analisamos suas contribuições para outras elaborações que repercutiram sobre o Ensino de História e a formação da consciência histórica.

 

 

 
 
Todos os direitos reservados - Currículo sem Fronteiras 2012. Na eventualidade de enfrentar problemas no acesso a esta página, contate: webmaster@curriculosemfronteiras.org
 
 
       
English Busca Sugestões